10 Benefícios do alecrim: usos, receita e efeitos colaterais
Os benefícios do alecrim pode aumentar a circulação sanguínea quando aplicado no couro cabeludo, o que pode ajudar os folículos capilares a crescerem.
O extrato de alecrim também pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol .
Além disso, o alecrim é um arbusto perene popular que é nativo do Mediterrâneo e usado na culinária em todo o mundo.
Suas folhas podem ser consumidas frescas ou secas, e é popularmente consumida como chá ou óleo infundido.
Os usos medicinais do alecrim são elogiados há séculos, mas a pesquisa científica só recentemente corroborou essas alegações.
Conteúdo:
Usos do alecrim:
O alecrim é um arbusto perene popular que é nativo do Mediterrâneo e usado na culinária em todo o mundo, as suas folhas podem ser consumidas frescas ou secas, e é popularmente consumida como chá ou óleo infundido.
Os usos medicinais do alecrim são elogiados há séculos, mas a pesquisa científica só recentemente corroborou essas alegações.
As pessoas geralmente usam alecrim para memória, indigestão , fadiga , perda de cabelo e muitos outros propósitos, mas não há boas evidências científicas para apoiar a maioria desses usos.
Além disso, as pesquisas iniciais afirmam que o alecrim é um importante complemento à dieta, pois contém uma grande variedade de nutrientes essenciais para a saúde.
Benefícios do alecrim para saúde:
Alecrim é uma erva perfumada nativa da região do Mediterrâneo, ele tem um sabor quente e amargo e proporciona um sabor e aroma agradáveis a muitos alimentos.
No entanto, o alecrim pode ser usado em chá ou como óleo essencial ou extrato líquido.
Esta especiaria não é conhecido apenas por seu sabor e cheiro; também é conhecido pelos muitos benefícios para a saúde que possui.
Uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina A, vitamina C e vitamina B6, o alecrim é usado para fins medicinais há séculos.
Alguns dos muitos benefícios potenciais para a saúde do alecrim incluem:
Antioxidantes e compostos anti-inflamatórios
Os benefícios do alecrim inclui é uma rica fonte de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, que ajudam a impulsionar o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea.
No entanto, estudos de laboratório mostraram que o alecrim é rico em antioxidantes, que desempenham um papel importante na neutralização de partículas nocivas chamadas radicais livres.
Melhorar a digestão:
Os benefícios do alecrim é frequentemente usado para ajudar a tratar a indigestão. Além disso, o alecrim é eficaz para o tratamento da indigestão.
Melhorar a memória e a concentração
Além disso, o aroma do alecrim pode melhorar a concentração, o desempenho, a velocidade e a precisão de uma pessoa e, em menor grau, seu humor.
Proteção neurológica:
O alecrim é uma planta que contém um ingrediente chamado ácido carnósico, que pode combater os danos causados pelos radicais livres no cérebro.
Além disso, alguns estudos em ratos identificaram que o alecrim pode ser útil para pessoas que sofreram um derrame.
Prevenir o envelhecimento cerebral:
Os benefícios do alecrim contém compostos que têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antimicrobianos.
Os dois compostos mais estudados no alecrim são o ácido rosmarínico e o ácido carnósico.
Ajudar a baixar o açúcar no sangue:
O chá de alecrim contém compostos que podem ajudar a diminuir os níveis elevados de açúcar no sangue, exercendo efeitos semelhantes à insulina e aumentando a absorção de glicose nas células musculares.
Pode melhorar seu humor e memória:
Os benefícios do alecrim inclui possui propriedades que ajuda a melhorar o humor.
No entanto, consumir e inalar compostos de alecrim reduz a ansiedade, melhora o humor e melhora a concentração e a memória.
Tanto cheirar quanto beber chá de alecrim podem oferecer esses benefícios.
Reduz o risco de câncer:
Os benefícios do alecrim contém ácido carnósico, um composto conhecido por suas poderosas propriedades antioxidantes.
Estudos descobriram que o ácido carnósico pode retardar o crescimento de células cancerígenas no corpo e até diminuir o risco de desenvolver tumores.
Suporte ao sistema imunológico:
Estudos mostraram que os ácidos carnósico e rosmarínico do alecrim têm poderosas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.
Consumir alecrim regularmente pode ajudar a diminuir o risco de infecção e ajudar o sistema imunológico a combater qualquer infecção que ocorra.
Melhor memória e concentração:
O alecrim é usado há séculos como auxiliar de memória, e estudos em aromaterapia com alecrim corroboraram algumas dessas alegações.
Um estudo encontrou melhorias significativas no desempenho cognitivo em 20 minutos após a inalação de óleo essencial de alecrim.
Receita de chá de alecrim:
Além disso, o chá de alecrim é muito fácil de fazer em casa e requer poucos ingredientes.
Ingredientes:
– 295 ml de água;
– 1 colher de chá de folhas de alecrim;
Modo de preparo:
- Ferva 295 ml de água.
- Logo a seguir, adicione 1 colher de chá de folhas de alecrim à água quente.
- Deixe-as em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo de quão saboroso você gosta do seu chá.
- Coe as folhas de alecrim da água quente usando uma peneira com pequenos orifício.
- Despeje seu chá de alecrim em uma caneca e divirta-se. Você pode adicionar um adoçante, como açúcar, mel ou xarope de agave, se quiser.
Efeitos colaterais do alecrim:
O alecrim geralmente é seguro quando tomado em doses baixas. No entanto, doses extremamente grandes podem desencadear efeitos colaterais graves, embora isso seja raro, os efeitos colaterais incluem:
– vômito;
– espasmos;
– edema pulmonar (líquido nos pulmões);
Já as altas doses de alecrim podem causar aborto; portanto, não é aconselhável que mulheres grávidas tomem alecrim suplementar.
Referencias:
- https://www.webmd.com/diet/health-benefits-rosemary
- https://www.flushinghospital.org/newsletter/the-health-benefits-of-rosemary/#:~:text=Rosemary%20is%20a%20rich%20source,alertness%2C%20intelligence%2C%20and%20focus.
- https://www.healthline.com/nutrition/rosemary-tea#5.-May-protect-vision-and-eye-health
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/266370#side_effects
- https://www.healthline.com/nutrition/rosemary-tea#How-to-make-rosemary-tea