8 Benefícios da canela: usos, receita e efeitos colaterais
Os benefícios da canela são inúmeros, esta especiaria é usada há muito tempo como remédio caseiro para azia, indigestão e náusea.
Além disso, a canela é uma especiaria que é feita a partir da casca interna de árvores cientificamente conhecidas como Cinnamomum.
Ela tem sido usado como ingrediente ao longo da história, desde o antigo Egito.
Sobretudo, existem dois tipos principais de canela:
– Canela do Ceilão: Também conhecida como canela “verdadeira”.
– Canela Cassia: A variedade mais comum hoje e que as pessoas geralmente chamam de “canela”.
Além disso, a canela é feita cortando os caules das árvores de canela, a casca interna é então extraída e as partes lenhosas removidas.
No entanto, o cheiro e sabor distintos da canela são devidos à parte oleosa, que é muito rica no composto cinamaldeído.
Entretanto especiaria tem um sabor agradável e cheiro quente, tornando-a popular na culinária, especialmente em bolos doces e curries salgados.
Derivada da casca interna de uma pequena árvore perene, a casca é descascada e colocada ao sol para secar, onde se enrola em rolos conhecidos como paus de canela e também está disponível em pó.
Conteúdo:
Usos da canela:
A canela é um condimento aromático que pode ser usado em diversas receitas deliciosas, pois dá um sabor adocicado aos alimentos.
No entanto, a canela também é considerada um alimento medicinal, pois é rica em mucilagem, cumarina e tanino, que lhe conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespasmódicas, anestésicas e probióticas.
Por esta razão a canela tem sido usada como medicamento na medicina tradicional ayurvédica e chinesa há séculos.
Conhecida por seus benefícios ligados à digestão e queixas gastrointestinais, a canela é usada há muito tempo como remédio caseiro para azia, indigestão e náusea.
Benefícios da canela para saúde:
Os benefícios da canela incluem possui propriedades medicinais e calmantes, e é usada com frequência na fitoterapia chinesa.
Além disso, o cheiro e o sabor característicos da canela derivam dos óleos essenciais contidos na casca, chamados cinamaldeído.
no entanto, o cinamaldeído apresenta propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas.
Pode apoiar a saúde intestinal:
Algumas especiarias, incluindo a canela, possuem propriedades prebióticas.
Essas bactérias podem ajudar a restaurar o equilíbrio das bactérias em seu intestino, apoiar a saúde digestiva e aliviar quaisquer problemas digestivos.
Pode ajudar a controlar a pressão arterial:
Existem algumas evidências que sugerem que o consumo de canela está associado a uma redução de curto prazo na pressão arterial.
Embora a evidência seja esperançosa, ainda é cedo e são necessários mais ensaios controlados aleatórios de longo prazo.
Reduz o açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2:
A canela tem a reputação de ajudar a controlar o açúcar no sangue.
Parece fazer isso por vários mecanismos diferentes, incluindo o gerenciamento da quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea e a imitação do hormônio de controle do açúcar no sangue, a insulina.
Testes em humanos são promissores e sugerem que a canela pode ter um efeito moderado na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum em pessoas com diabetes.
Pode ser benéfico para o cérebro envelhecido:
Condições como a doença de Alzheimer são mais comuns à medida que envelhecemos e são caracterizadas por uma deterioração progressiva das células cerebrais.
Na doença de Alzheimer, o acúmulo de fragmentos de proteínas no cérebro age diminuindo a forma como uma pessoa pensa e se lembra.
A canela contém dois compostos que parecem inibir o acúmulo dessas proteínas.
Ajudar a tratar a diabetes tipo 2:
Os benefícios da canela para a saúde esta ligada ao diabetes tipo 2.
Embora certamente não haja cura para esta doença metabólica, a canela pode ser uma ferramenta importante no gerenciamento de seus sintomas.
Talvez não seja surpresa que, se a canela tiver possíveis efeitos benéficos no diabetes tipo 2, também seria útil no controle de doenças metabólicas.
Uma revisão da literatura de 2016 descobriu que a canela pode ser eficaz na redução de complicações, morbidade e mortalidade na síndrome metabólica, incluindo redução da pressão arterial, glicose plasmática, obesidade e dislipidemia.
Mas, embora esses possíveis resultados do consumo de canela sejam certamente promissores, são necessários ensaios mais bem projetados antes que conclusões verdadeiras possam ser tiradas.
A canela também pode ser usada como inibidor de apetite para pessoas com dependência de açúcar, graças ao seu sabor naturalmente doce.
Reduzir o colesterol:
Além disso, a canela pode ajudar a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom).
No entanto, um composto em particular, o cinamato pode ser capaz de diminuir a atividade de uma enzima que produz colesterol, reduzindo assim a quantidade de ácidos graxos no sangue.
Combate a acne:
Os benefícios da canela pode parar as bactérias causadoras de acne em suas trilhas.
Para fazer uma máscara de acne com esta especiaria, basta combinar 3 colheres de sopa de mel com 1 colher de sopa de canela em pó para formar uma pasta.
Deixe-o em sua pele por 10 minutos, depois lave e desfrute de seu rosto revigorado.
Receita de chá de canela:
Ingredientes:
– 1 pau de canela;
– 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
- Para fazer esta chá coloque um pau de canela em água fervente e deixe descansar por 10 minutos.
- Logo a seguir, retire o bastão e tome até três xícaras por dia, antes das refeições.
Dica: Se o sabor do chá for muito forte, você pode reduzir o tempo que deixa o pau de canela em infusão, de 5 para 10 minutos, e depois adicionar algumas gotas de limão ou uma fatia fina de gengibre, por exemplo.
Possíveis efeitos colaterais da canela:
As contra indicações da canela incluem alergias e erupções cutâneas e se você tem úlceras gástricas ou intestinais não deve incluí-la em sua dieta.
Além disso, a canela não deve ser consumida na gravidez, pois pode estimular as contrações uterinas.
Referencias:
- https://www.organicauthority.com/health/11-health-benefits-of-cinnamon
- https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-benefits-of-cinnamon#TOC_TITLE_HDR_2
- https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-cinnamon
- https://www.tuasaude.com/en/cinnamon-health-benefits/