Os benefícios do gengibre são muito importantes, pois, o gengibre é uma das mais famosas plantas medicinais, usada tanto na medicina para o tratamento de várias doenças.
É muito utilizado na culinária, para dar aos pratos um sabor especial e picante. É nativo dos países do Sul da Ásia, embora hoje o gengibre seja cultivado em várias regiões tropicais.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional do gengibre:
As propriedades benéficas do gengibre são explicadas de forma bastante simples, a raiz do gengibre contém muitas vitaminas, minerais e aminoácidos úteis.
Incluindo vitaminas C, B1, B2, aminoácidos essenciais necessários para o funcionamento normal de todos os sistemas do corpo, óleo essencial, minerais (sódio, potássio, zinco).
História do gengibre:
O gengibre já era conhecido na Rússia, mas então seus suprimentos diminuíram – e eles começaram a esquecê-lo.
Agora, a popularidade do gengibre na Rússia aumentou, ele é conhecido principalmente como uma adição tradicional em conserva à culinária japonesa.
O Sudeste Asiático é considerado a pátria do gengibre , suas propriedades são conhecidas pelo homem há mais de 5 mil anos. Agora, a planta é cultivada na Índia, China, Austrália e outros países quase nunca é encontrado na natureza.
Benefícios do gengibre:
Combater gripes e resfriados:
Um dos principais usos do gengibre é no tratamento e prevenção de resfriados. O gengibre tem propriedades antiinflamatórias, por isso o chá é extremamente útil para dor de garganta, resfriados e gripes.
Aliviar enjoos:
Um dos usos mais comuns do gengibre é no combate às náuseas. Numerosos estudos confirmaram que o gengibre é capaz de lidar com qualquer causa e tipo de náusea.
Sejam os efeitos da quimioterapia, intoxicação nos estágios iniciais da gravidez, náusea causada pelo enjôo. Devido à ausência de efeitos colaterais, as mulheres grávidas também podem tomar gengibre para aliviar as náuseas.
Auxiliar na perda de peso:
O vegetal de raiz é bom para perda de peso. Percebe-se que o gingerol, contido no gengibre, evita o acúmulo de gordura pelos adipócitos – células de gordura, e também acelera o metabolismo.
Estimular a libido:
A raiz é considerada uma especiaria masculina e tem sido usada pelos chineses como afrodisíaco desde os tempos antigos.
Os óleos essenciais, vitamina C e lisina, em sua composição, aumentam a potência, melhoram o tônus da musculatura genital. Tudo devido ao fato de aumentar a circulação sanguínea e o fluxo sanguíneo para os órgãos.
Fortalecer a imunidade:
É um poderoso antioxidante natural que neutraliza os radicais livres e retarda os processos de oxidação que pioram o curso da gripe e outras doenças infecciosas.
O gengibre tem efeito antiinflamatório, analgésico, desintoxicante, acelera o metabolismo, ativa o sistema nervoso e também compensa bem a carência de vitaminas e minerais no corpo humano.
Aliviar dores musculares:
O gengibre tem sido usado com sucesso para aliviar enxaquecas, artrite e dores musculares. E em sua capacidade de aliviar a dor periódica nas mulheres, não é inferior ao ibuprofeno.
Tratar a dor de garganta:
O gengibre tem propriedades antiinflamatórias e fortalece o sistema imunológico. Se você sentir uma dor de garganta desconfortável, prepare uma xícara de chá de gengibre com mel e limão.
Desintoxicar o corpo:
O gengibre protege o corpo dos efeitos dos radicais livres, que são prejudiciais à saúde e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Uso do gengibre na medicina:
O gengibre é um dos poucos remédios populares reconhecidos pela medicina. Como resultado de pesquisas científicas, descobriu-se que muitas de suas propriedades não são um mito.
Na medicina, costuma-se usar pó, óleo e tintura de gengibre. Por exemplo, óleo é adicionado à solução durante a inalação, usado para aquecer a fricção e para aliviar a tensão em momentos de forte estresse.
Uso de gengibre na culinária:
O gengibre é especialmente usado na Ásia e na Índia em uma ampla variedade de pratos. A geléia é feita com ela, adicionada a sopas, comida fresca e em conserva.
Na culinária japonesa, o gengibre é usado entre as refeições para “refrescar” o sabor, assim como para descontaminar os alimentos – afinal, os japoneses costumam comer peixe cru.
O gengibre tem um aroma forte e um sabor picante, portanto, adicione-o com cuidado se não estiver acostumado com alimentos picantes.
Contra indicações do gengibre:
Embora se acredite que o gengibre seja totalmente seguro para a saúde humana, ele ainda pode causar uma reação alérgica, que resulta em erupção na pele.
Além disso, entre os raros efeitos colaterais do uso de gengibre inchaço, náuseas, arrotos, azia (principalmente esses efeitos colaterais são causados pelo gengibre em pó). O gengibre fresco também pode causar prisão de ventre.
O site Dicas de Saúde Online agradece sua preferência por nossos conteúdos, e estaremos sempre aqui, procurando informar da forma correta e prática, aproveite nossas dicas e siga uma vida saudável.
Referências:
https://www.kp.ru/putevoditel/eda/ovoshhi/imbir/
Deixe um comentário