Os benefícios do melão são muito importantes, pois, o melão é uma fruta refrescante muito conhecida no Brasil. A vantagem do melão é que a polpa é muito baixa em calorias e é um alimento rico em nutrientes.
Um pedaço de melão doce sempre o refrescará em um dia quente de verão, como em qualquer outra época do ano. Contém grande quantidade de água (cerca de 90%), mas isso não significa que não tenha outras propriedades benéficas.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional do melão:
Apenas 1 porção de melão pode fornecer quase 100% das necessidades diárias de vitamina A, 95% de vitamina C, 1% de cálcio, 2% de ferro e 5% de vitamina K.
O melão também contém vitamina B 3 (niacina), B 6 (piridoxina), B 9 (ácido fólico) e outros compostos úteis para o corpo.
O melão é rico em antioxidantes, incluindo colina, zeaxantina e beta-caroteno. Esses compostos, por sua vez, reduzem o risco de desenvolver uma variedade de doenças.
História do melão:
As sementes de melão foram trazidas da Ásia Central para a Rússia. Mas se falamos da história do melão desde o início, então, pela primeira vez, seu sabor foi apreciado no Egito Antigo.
Durante o Renascimento, foi cultivado nos jardins do Papa. O melão pertence à família do melão (do jardim “melão” persa, horta), que também inclui melancia, abóbora, pepino, etc.
Benefícios do melão:
Ajudar contra problemas digestivos:
O melão ajuda na constipação porque contém muita água e fibra – fibra alimentar. É uma parte indigesta, mas útil das plantas, que remove substâncias tóxicas do corpo e auxilia na digestão. Graças às fibras, as fezes amolecem e os alimentos passam mais rápido pelo trato digestivo.
Beneficiar o sistema nervoso:
O melão é bom para o sistema nervoso e melhora o humor. É necessário para aqueles que estão sob estresse, sofrem de transtorno de ansiedade e insônia.
Isso se deve ao conteúdo de silício – material de construção contido nas fibras nervosas, além da vitamina C envolvida na formação da serotonina, o “hormônio da felicidade” (100 g de melão 44% do valor diário).
É demonstrado que o melão é usado em mulheres grávidas – graças à vitamina B9, ou ácido fólico, o sistema nervoso do feto se desenvolverá corretamente.
Melhorar a visão:
Coma melão para manter sua visão saudável. A questão é o beta-caroteno que contém, a partir do qual a vitamina A é sintetizada no corpo (21% do valor diário por 100 g).
Proporciona hidratação normal da córnea e síntese de rodopsina, substância necessária para uma boa visão ao entardecer. A propósito, é beta-caroteno que algumas variedades de melão devem sua cor laranja.
Proteger o coração:
Devido ao conteúdo de sais de potássio e magnésio, o melão é bom para o coração. Essas substâncias andam juntas: o potássio mantém a concentração de magnésio e, juntas, aliviam os espasmos, normalizam os batimentos cardíacos.
Não é por acaso que o magnésio é amplamente utilizado em cardiologia e está contido, por exemplo, no medicamento Asparkam. Portanto, é útil usar melão para quem sofre de arritmia, palpitações.
Beneficiar os tecidos do corpo:
O beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo, também é necessário para o crescimento adequado da cartilagem, osso e tecidos conjuntivos.
E o silício, um material de construção contido no esqueleto e nos músculos, também contribui para o crescimento da matriz extracelular.
Portanto, um melão rico nesses elementos pode ser recomendado tanto para pacientes com osteoporose, raquitismo ou psoríase, quanto para pessoas saudáveis, pois geralmente é bom para a pele, cabelos e unhas.
Fortalecer o sistema imunológico:
O melão ajuda a fortalecer o sistema imunológico. E não só graças ao ácido ascórbico (vitamina C), mas também à vitamina A e ao silício.
Este último é necessário para acelerar a fagocitose – o processo pelo qual as células do corpo absorvem bactérias e vírus nocivos.
É rico em antioxidantes:
Devido aos processos oxidativos que ocorrem constantemente no corpo humano, as células podem ser danificadas.
O estresse oxidativo pode causar aterosclerose, diabetes, hipertensão e outras doenças. Existe uma teoria de que, por causa disso, a pessoa envelhece mais rápido.
O melão contém antioxidantes: beta-caroteno e a importante enzima superóxido dismutase, bem como ácido fólico. Eles reduzem a quantidade de produtos de oxidação no corpo, o que significa que o uso do melão pode prevenir essas doenças.
Contra indicações do melão:
Em geral, o consumo de melão não está associado a riscos à saúde para a maioria das pessoas. A intoxicação alimentar não é o único risco ao consumir melão.
Alguns indivíduos são alérgicos ao pólen de tasneira. Ao comer melão, esses indivíduos podem desenvolver síndrome alérgica oral, que se manifesta na forma de dor de garganta, coceira nos lábios e até inchaço da língua, mucosa da boca e garganta.
Essas reações ocorrem quando o sistema imunológico reconhece a semelhança dos alérgenos do pólen da tasneira com as proteínas encontradas no melão.
Além de melões e cabaças, os indivíduos alérgicos ao pólen da ambrósia também podem ser sensíveis ao kiwi, banana, pepino e abobrinha.
Referências:
https://www.kp.ru/putevoditel/eda/frukty/dynya/
https://riamo.ru/article/229840/chem-polezna-dynya.xl
Deixe um comentário