A vitamina K desempenha um papel fundamental em ajudar a coagular o sangue, evitando o sangramento excessivo. Além disso, ao contrário de muitas outras vitaminas, ela não é usada como suplemento dietético.
A vitamina K é, na verdade, um grupo de compostos. Os mais importantes desses compostos parecem ser a vitamina K1 e K2.
No entanto a vitamina K1 é obtida a partir de verduras e alguns outros vegetais. Já a vitamina K2 é um grupo de compostos obtidos em grande parte de carnes, queijos e ovos e sintetizados por bactérias.
Conteúdo:
O que é vitamina K:
A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que vem em duas formas. O tipo principal é chamado filoquinona, encontrado em vegetais de folhas verdes como couve, couve e espinafre.
O outro tipo, menaquinonas, é encontrado em alguns alimentos de origem animal e alimentos fermentados. Além disso, a menaquinonas também podem ser produzidas por bactérias no corpo humano.
Além disso, a vitamina K ajuda a produzir várias proteínas que são necessárias para a coagulação do sangue e a construção dos ossos. A protrombina é uma proteína dependente da vitamina K diretamente envolvida com a coagulação do sangue.
Para que serve a vitamina K:
A vitamina K refere-se a um grupo de vitaminas solúveis em gordura que desempenham um papel na coagulação do sangue, no metabolismo ósseo e na regulação dos níveis de cálcio no sangue.
Além disso, o corpo precisa de vitamina K para produzir protrombina, uma proteína e fator de coagulação importante na coagulação do sangue e no metabolismo ósseo.
Alimentos ricos em vitamina K:
Além disso, os alimentos ricos em vitamina K incluem:
- Legumes como aspargos, espinafre, e brócolis;
- Ovos;
- Morangos;
- Carne como fígado.
- Leguminosas como soja;
Benefícios da vitamina K para saúde:
Ajuda na coagulação do sangue:
A vitamina K é uma vitamina essencial necessária ao corpo para a coagulação do sangue, construção óssea e outros processos importantes.
Saúde óssea:
Além disso, esta vitamina possui propriedades que apoia a manutenção de ossos fortes, melhora a densidade óssea e diminui o risco de fraturas.
Saúde cognitiva:
Além de ajudar a coagular o sangue, a vitamina K reduz a morte das células nervosas, protegendo os nervos de substâncias nocivas no cérebro. Além disso, o gene que frequentemente resulta no Alzheimer também resulta em uma produção metabólica mais baixa de vitamina K no indivíduo.
Saúde do coração:
A vitamina K pode ajudar a manter a pressão arterial baixa, evitando a mineralização, onde os minerais se acumulam nas artérias. Isso permite que o coração bombeie o sangue de forma saudável.
Além disso, a ingestão adequada de vitamina K também reduz o risco de acidente vascular cerebral.
Deficiência da vitamina K:
Os níveis baixos de vitamina K podem aumentar o risco de sangramento descontrolado. Embora as deficiências desta vitamina sejam raras em adultos, são muito comuns em recém-nascidos.
Uma única injeção de vitamina K para recém-nascidos é o padrão. Além disso, ele também é usada para neutralizar uma overdose do anticoagulante Coumadin.
Embora as deficiências de vitamina K sejam incomuns, você pode correr um risco maior se:
- Ter uma doença que afeta a absorção no trato digestivo, como doença de Crohn ou doença celíaca ativa
- Medicamentos que interfiram na absorção da vitamina K;
- Desnutrição;
- Álcool em excesso;
Referencias:
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/219867#:~:text=Vitamin%20K%20refers%20to%20a,blood%20clotting%20and%20bone%20metabolism.
- https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-983/vitamin-k
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/219867#benefits
- https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-k/
- https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/supplement-guide-vitamin-k
Deixe um comentário