Os flavonoides são um grupo de metabólitos vegetais que fornecem benefícios à saúde por meio de vias de sinalização celular e efeitos antioxidantes.
Essas moléculas são encontradas em uma variedade de frutas e vegetais.
Além disso, essas são moléculas polifenólicas que contêm 15 átomos de carbono e são solúveis em água e consistem em dois anéis de benzeno conectados por uma curta cadeia de três carbonos.
Um dos carbonos dessa cadeia está conectado a um carbono em um dos anéis de benzina, por meio de uma ponte de oxigênio ou diretamente, o que dá um terceiro anel do meio.
Os flavonoides podem ser divididos em seis subtipos principais, que incluem chalconas, flavonas, isoflavonóides, flavanonas, anti-oxantinas e antocianinas.
Conteúdo:
O que são flavonoides:
Os flavonoides são uma subclasse de polifenóis, os produtos químicos vegetais abundantes e super saudáveis para o coração encontrados em frutas e vegetais.
Na verdade, eles são o maior e mais diverso subgrupo, com mais de 5.000 fitoquímicos que combatem doenças identificados.
Para que serve flavonoides:
Os flavonoides são conhecidos por seus benefícios à saúde eles têm propriedades que inibem a oxidação, reduzem a inflamação, previnem mutações genéticas e se opõem ao desenvolvimento do câncer.
Além disso, eles também ajudam a regular as funções das enzimas celulares as proteínas que estimulam reações químicas nas células.
Essas propriedades têm efeitos benéficos para a saúde em doenças que vão desde a redução da pressão arterial até a prevenção do câncer.
Alimentos ricos em flavonoides:
Os alimentos que são fontes concentradas de flavonoides são
as frutas, vegetais, ervas e especiarias contêm fitonutrientes flavonoides.
Além disso, eles também são encontrados em outros tipos de alimentos vegetais, incluindo feijão seco (eles dão às cores feijão vermelho, feijão preto e feijão salpicado) e grãos (onde os flavonoides geralmente dão aos alimentos uma cor amarelada).
Benefícios dos flavonoides para saúde:
Prevenção do câncer:
Além disso, manter uma dieta rica em flavonoides, pode promover a redução do risco de obter um diagnóstico de câncer ou mesmo de certas doenças cardiovasculares.
Tratamento para infecções virais:
Os flavonoides têm efeitos antibacterianos e antivirais que ajudam tratar um resfriado comum.
Além disso, ele também atua no corpo contra os vírus e se eles poderiam ser uma medida preventiva eficaz.
Reduzir o risco de diabetes:
O consumo de alimentos ricos em flavonoides regula a digestão dos carboidratos, a sinalização e secreção da insulina, a absorção de glicose e os depósitos de gordura.
Os flavonoides têm como alvo as moléculas que melhoram a proliferação das células do pâncreas que produzem insulina, promovem a secreção de insulina, reduzem a apoptose (morte celular programada) e melhoram a hiperglicemia ao regular o metabolismo da glicose no fígado.
Deficiências do flavonoides:
A deficiência do flavonoides causa resfriados ou infecções frequentes, refletindo a função imunológica geralmente enfraquecida.
Condições que refletem o aumento da permeabilidade capilar, como hematomas excessivos, inchaço após lesão, sangramento nasal e hemorroidas, também podem ser um sinal de ingestão alimentar inadequada de flavonoides.
Referencias:
- https://www.news-medical.net/health/What-are-Flavonoids.aspx
- https://restorativemedicine.org/library/monographs/flavonoids/
- https://restorativemedicine.org/library/monographs/flavonoids/#:~:text=Frequent%20colds%20or%20infections%2C%20reflective,inadequate%20dietary%20intake%20of%20flavonoids.
- https://www.verywellhealth.com/flavonoids-5209844
- https://www.todaysgeriatricmedicine.com/archive/070113p30.shtml
- webmd.com/diet/foods-high-in-flavonoids#:~:text=Phytonutrients%20like%20flavonoids%20have%20beneficial,diseases%20like%20Alzheimer’s%20and%20dementia.
Deixe um comentário