9 Benefícios da babosa para saúde
Os benefícios da babosa são inúmeros, esta planta medicinal usada para tratar vários problemas de saúde desde o alívio da azia até a cicatrização de feridas. Além disso, esta suculenta é nativa do Norte da África, Sul da Europa e das Ilhas Canárias.
Hoje, a babosa é cultivado em climas tropicais em todo o mundo.
Por esta razão esta planta medicinal é bastante usada para a fabricação de cremes, géis e pomadas. Esses produtos podem ser aplicados topicamente para tratar várias doenças de pele. Além disso, ela também pode ser vendido em cápsulas ou líquido para levar internamente para promover a saúde e o bem-estar.
Conteúdo:
Valor nutricional da babosa:
A babosa é uma planta é rica em nutrientes, também é uma excelente fonte de:
- Vitamina C;
- Betacaroteno;
- vitamina A;
- Vitamina E;
- Ácido fólico;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Proteína;
- Gordura;
- Carboidratos;
- Fibra;
- Açúcar;
- Enzimas;
- Minerais;
- Lignina;
- Saponinas;
- Ácidos salicílicos;
- Aminoácidos.
Para que serve a babosa:
O gel de babosa é bastante usado em forma de cremes, géis e pomadas para ajudar a aliviar queimaduras solares, curar feridas, hidrata o corpo e a pele, melhora a saúde digestiva, e ainda alivia a constipação.
Benefícios da babosa para saúde:
1. Cura queimaduras:
A babosa possui propriedades calmantes, hidratantes e refrescantes, portanto, ela é frequentemente usado para tratar queimaduras na pele.
2. Melhora a saúde digestiva:
Além disso, o consumo da babosa pode beneficiar o trato digestivo, ajudar a aliviar e curar doenças estomacais, incluindo a síndrome do intestino irritável. Isso porque, esta planta possui propriedades que beneficiam a saúde digestiva.
4. Promove a saúde bucal:
Esta planta medicinal também possui propriedades que quando é usado em forma de creme dental ou enxaguatório bucal ajudam a melhorar higiene oral e reduzir a placa bacteriana.
5. trata acne:
Usar babosa fresca no rosto pode ajudar a limpar a acne. Além disso, você também pode comprar produtos de babosa desenvolvidos para acne, incluindo produtos de limpeza, tonificantes e cremes.
Isso porque esta planta medicinal possui antioxidantes que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo na pele e ainda elimina as bactérias nocivas.
6. Alivia a constipação:
A constipação não é apenas desconfortável, mas pode ter efeitos adversos na saúde intestinal e digestiva. Além disso, o gel da babosa pode ser usado como um laxante natural e ajuda a mover o volume ao longo do trato digestivo.
7. Melhora a saúde da pele:
O gel da babosa é um hidratante à base de água que pode ter muitos efeitos positivos na pele. No entanto, o colágeno é uma proteína importante que fornece estrutura e elasticidade à pele.
Além disso, um estudo mostrou que, quando a babosa aplicado topicamente, ele pode realmente aumentar a produção de colágeno da pele.
8. Alivia azia:
Um outro benefícios da babosa é o seu poder de possui propriedades calmantes que ajudam a acalmar a inflamação do esôfago e do estômago, diminuindo assim a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite.
9. Possui propriedades antioxidantes e antibacterianas:
A babosa possui propriedades antioxidantes e antibacterianas por isso ela possui um grande potencial terapêutico, principalmente em relação às atividades antimicrobianas, anti-inflamatória, cicatrizante, antiviral, antioxidante.
Além disso, ela também ajuda a inibir o crescimento de certas bactérias que podem causar infecções.
Contra indicações da babosa:
Apesar dos grandes benefícios que esta planta possui, ela também possui suas contra indicações:
- Portanto, evite usar grandes quantidades de babosa pode pode causar irritações na pele e reações alérgicas sejam possíveis.
- Nunca use a babosa em quaisquer cortes ou queimaduras graves.
- Preste atenção em como seu corpo reage a esta planta.
- Observe se você tiver qualquer sensibilidade ou reações adversas. Não use babosa se você for alérgico a alho, cebola ou tulipa.
- Evite tomar babosa dentro de duas semanas de qualquer cirurgia agendada.
- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças menores de 12 anos devem evitar o uso desta planta por via oral.
Referências:
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/318591
- https://www.healthline.com/health/7-amazing-uses-aloe-vera
- https://www.webmd.com/diet/supplement-guide-aloe-vera
- https://www.healthline.com/health/how-to-use-aloe-vera-plant
- https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/diet/aloe-vera-benefits-risks-uses-more/