Os 10 Benefícios da Berinjela Para Saúde!
O nome botânico da berinjela é Solanum, que pertence à família Solanaceae, como tomate, batata e pimentão. Esses deliciosos vegetais têm sua cor púrpura escura única, são alimentos conhecidos com nutrientes e características importantes, e são infinitamente benéficos para o corpo humano. Uma dieta saudável e adequada requer a ingestão regular de vegetais, como a berinjela. Na verdade, a berinjela é rica em água, vitaminas, minerais, fibras e muitos outros nutrientes, que são eficazes para as funções normais do corpo humano.
Conteúdo:
O que é berinjela:
A berinjela é uma baga carnuda produzida pela planta Solanaceae Melongena L.. A planta é uma erva anual com caules retos parcialmente lenhosos que podem atingir uma altura de mais de 1 metro.
Berinjela: Valor nutricional:
A berinjela tem baixo consumo calórico (apenas 18 calorias por 100 gramas de produto) e é rica em água e sais minerais (principalmente potássio, fósforo e cálcio), por isso a berinjela é um excelente alimento.
A abundância de vitamina C e muitos outros antioxidantes, especialmente o ácido clorogênico e as antocianinas (responsáveis pelo tom de pele típico da berinjela), tornam a berinjela muito rica em propriedades.
A origem e curiosidade da berinjela:
A berinjela é nativa da Índia. Embora haja um grande número de documentos provando que esse delicioso vegetal é cultivado no sudeste da Ásia desde os tempos pré-históricos, parece que ele não era realmente conhecido na Europa até o século XVI. As primeiras referências escritas foram encontradas no antigo tratado agrícola chinês “Qi Min Yao Shu”, concluído em 544. A disseminação de nomes de origem árabe na Europa e a falta de nomes latinos e gregos antigos indicam que ele foi levado ao Mediterrâneo pelos primeiros árabes. Da Idade Média. Na verdade, um dos primeiros países a mencionar a Europa foi encontrado em um tratado agrícola por Ibn Al-Awwam, um agrônomo árabe espanhol do século 12. Na Itália, era originalmente chamado de Petonciana ou Petronciano.
Ajuda a fortalecer os ossos:
A berinjela contém fenóis, que ajudam a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. A berinjela também contém nutrientes essenciais de ferro e cálcio necessários para fortalecer os ossos.
Previna queda de cabelo e brilho:
A berinjela é rica em vitamina B3, que ajuda o cabelo a crescer de forma saudável. Também contém vitamina A, que ajuda a manter a umidade do cabelo e prevenir a queda.
Efeito diurético:
São vários os motivos para o acúmulo de água no corpo: menstruação, menopausa, doenças cardíacas, doenças renais, gravidez … Portanto, o efeito diurético do suco de tomate deve ser utilizado. A retenção de água no corpo também pode causar ganho de peso, então você deve usar água de berinjela todos os dias!
Isso pode fortalecer o sistema imunológico:
A berinjela pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. A presença de antioxidantes e fito nutrientes na berinjela é a razão pela qual a berinjela contribui para muitos benefícios à saúde.
Bom para os olhos:
A berinjela contém antocianinas – um composto solúvel que é benéfico para o sistema nervoso central, por isso pode prevenir a catarata e iluminar os olhos.
Bom para o coração:
A berinjela é um alimento rico em potássio que ajuda a estabilizar o batimento cardíaco. Além disso, a berinjela é rica em flavonoides, que podem reduzir o teor de colesterol prejudicial no corpo e aumentar o teor de colesterol benéfico no corpo, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
Antioxidantes:
A berinjela orgânica é um excelente alimento contra os radicais livres. Ele protege as células retardando o envelhecimento celular e ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
Bom para a memória:
Os fito nutrientes da berinjela são bons para a saúde mental e cognitiva, ajudam a eliminar toxinas, promovem a circulação cerebral e, portanto, ajudam a analisar e manter a memória.
Ajuda você a perder peso:
A berinjela contém fibra solúvel, que é boa para a digestão. Além disso, a berinjela contém muita água e poucas calorias, por isso é eficaz na perda de peso.
Previne a anemia:
A berinjela é rica em ferro, o que ajuda a prevenir a anemia. Eles também desempenham um papel importante no desenvolvimento das células vermelhas do sangue, pois contribuem para o metabolismo das proteínas.
Contraindicações de berinjela:
A berinjela é particularmente rica em solanina. Se comida crua, é tóxica e pode causar desconforto digestivo natural. Com o cozimento, a berinjela torna-se totalmente inofensiva. No entanto, dependendo da sensibilidade do indivíduo, pode haver dor de estômago mais ou menos evidente, acompanhada de dores de cabeça e sonolência.
A berinjela pode causar reações alérgicas e afetar a pele e o sistema digestivo. Não está claro o que os desencadeia. A casca parece conter alguma proteína que causa esse fenômeno e também é resistente ao cozimento. Outros estudos demonstraram que a presença de metabólitos secundários não proteicos é a causa das reações alérgicas.