Os benefícios da pitanga são muito importantes, pois, a pitanga é uma fruta exótica pouco conhecida, mas que possui diversos benefícios para saúde.
Nativa do Brasil, a pitanga é uma fruta pequena e tenra que a maioria das pessoas admira pelo seu sabor azedo e aroma fresco.
Não é de surpreender que a pitanga seja rara para ser vendida em supermercados e feiras livres. Portanto, para quem tem essa opção, a dica é pegar a pitanga direto e aproveitar seus benefícios.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional da pitanga:
Além da vitamina C, a pitanga também contém muitos complexos A e B, sem falar que a fruta também contém boas quantidades dos minerais cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Todos esses nutrientes juntos contribuem para o bem-estar do nosso corpo.
A vitamina C, por exemplo, não é apenas um antioxidante, mas também ajuda o corpo a absorver o ferro. A vitamina A torna o cabelo e a pele mais bonitos e resistentes e melhora a visão.
História da pitanga:
O solo fértil do Brasil o tornou conhecido como uma terra onde tudo o que é plantado cresce, permitindo a introdução de espécies que não eram nativas do país.
Mesmo assim, frutas brasileiras como goiaba, caju e maracujá estão ganhando espaço. Mas fora dos mercados, alguns fazem ainda mais sucesso, como é o caso da pitanga.
Essa pequena fruta é típica da Mata Atlântica e embora tenha um gosto mais saboroso, conquistou uma legião de fãs. O melhor de tudo é que, por menor que seja, ele traz vários benefícios à saúde.
Benefícios da pitanga:
Ajudar a perder peso:
Para quem está tentando perder peso, a dieta pobre em carboidratos pode parecer uma boa solução. Isso porque a principal característica é priorizar alimentos de baixa caloria.
Prevenir o envelhecimento precoce:
Outra característica marcante da pitanga é que ela possui fator antioxidante, principalmente devido à presença de vitamina C. Esses ingredientes ativos combatem o excesso de radicais livres no corpo, que por sua vez podem causar oxidação celular.
Prevenir inflamações:
Possui a presença de flavonóides, carotenóides e antocianinas, a saber: quanto maior a quantidade desses compostos no amadurecimento da pitanga, mais a coloração vermelha aumenta.
Muitos estudos sugerem que os flavonóides têm efeitos anti-inflamatórios, antitumorais e antialérgicos.
Prevenir doenças cardíacas:
Os carotenóides, que também são encontrados nas frutas, têm sido associados a um risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas.
Melhorar condições oculares:
Os carotenóides na pitanga são precursores da vitamina A, que ajudam a reduzir o risco de catarata e degeneração macular.
Melhorar o sistema imunológico:
O nutricionista destaca ainda que os carotenóides, como precursores da vitamina A, também contribuem para aumentar a eficiência do sistema imunológico.
Possuir propriedades diuréticas:
Alguns estudos com extrato das folhas de pitanga do Suriname, observaram a presença desses compostos fenólicos nas frutas, além de diuréticos, anti-inflamatórios e hipotensores.
Contra indicações da pitanga:
A fruta não possui nenhuma contra indicação ou efeitos colaterais pré definidos, mas, lembre-se sempre de consumir com moderação, nada de exageros.
Referências:
https://de.mairie-roisel.com/429-pitanga-the-benefits-of-this-nutrient-rich-brazilian-fruit
https://de.uma-beauty.com/3021-pitanga-has-antioxidant-powers-and-pleases-for-delicacy-and-flavor
Deixe um comentário