Os benefícios do chá verde são muito importantes, pois, o chá verde é uma das bebidas mais populares do planeta. Mesmo na China antiga, sabia-se das propriedades benéficas do chá verde, por isso se espalhou muito rapidamente pelo mundo.
O chá é a segunda bebida mais popular do mundo depois da água. No entanto, 80% das vendas vêm do chá preto, embora os benefícios do chá verde para a saúde sejam maiores.
Eles escrevem e falam muito sobre os benefícios e perigos do chá verde. Deve-se notar que não se trata de uma cura para todas as doenças, e é muito bom ser usado com sabedoria.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional do chá verde:
O chá verde também contém vitaminas (P, C, A, B1, B2, B3, E, etc.) e minerais (cálcio, flúor, ferro, iodo, potássio, fósforo, magnésio, sódio, cromo, manganês, selênio, zinco, etc.).
Benefícios do chá verde:
Estimular a função cerebral:
A bebida ativa a atividade cerebral devido à cafeína, que aumenta a concentração do hormônio da felicidade – a dopamina.
Ao mesmo tempo, reduz a produção de adenosina, substância que retarda as reações do sistema nervoso. Afeta a atividade cerebral, memória, atenção e humor.
Retardar o envelhecimento:
As síndromes de Alzheimer e Parkinson são as principais doenças que causam demência em pessoas idosas.
Em 2011, cientistas realizaram um experimento para determinar a possibilidade de tratar a doença de Alzheimer com extrato de chá verde.
Os resultados mostraram que o extrato é útil no tratamento da demência, mas doses do chá muito altas para humanos são necessárias.
Acelerar a perda de peso:
A maioria dos suplementos dietéticos para perda de peso contém chá verde, pois aumenta o metabolismo. Isso se deve à cafeína, que ajuda o corpo a se reajustar para obter a energia das gorduras.
Prevenir o câncer:
Especialistas observaram que os polifenóis podem combater as células atípicas e reduzir os danos da radiação ultravioleta.
Os antioxidantes ajudam a retardar a oxidação celular, o que diminui o risco de doenças, incluindo câncer.
O chá verde não pode ser considerado uma cura para o câncer, mas estudos mostram que ele tem um efeito benéfico na prevenção do câncer.
Remover o mau hálito:
Testes mostram que as catequinas inibem a formação e o crescimento de bactérias estreptocócicas típicas da cavidade oral.
Eles provocam o desenvolvimento de cáries e cáries dentárias. Não há evidências de que o chá verde pode parar a cárie dentária, mas pode ajudar a manter a saúde bucal e neutralizar o mau hálito.
Reduzir o risco de diabetes tipo 2:
O chá verde ajuda a estabilizar a produção de insulina e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Cientistas japoneses descobriram que quem bebe tem um risco 42% menor de desenvolver diabetes tipo 2 do que quem não bebe.
Um experimento envolvendo 286.000 pessoas confirmou que o consumo regular de chá verde reduz o risco de diabetes em 18%.
Bom para o sistema cardiovascular:
Os problemas de vasos sanguíneos e cardíacos surgem, entre outras coisas, devido à oxidação de partículas de colesterol “ruim”, que leva à formação de placas ateroscleróticas e vasoconstrição. O chá verde, devido ao seu alto teor de antioxidantes, reduz a oxidação.
Tratar a psoríase:
Em 2007, os médicos confirmaram o uso do chá verde no tratamento de doenças de pele como caspa e psoríase. Estudos mostraram que áreas inflamadas e escamosas da pele são capazes de se regenerar com chá verde.
Como escolher, preparar e beber o chá verde:
É melhor escolher chás de fabricantes conhecidos, já que um produto de baixa qualidade pode conter impurezas – desde poeira e ervas até substâncias nocivas.
Isto é especialmente verdadeiro para chás aromatizados, neste caso é necessário verificar cuidadosamente a composição e certificar-se de que todos os componentes são naturais.
O chá mais saudável é o chá de folhas. Custa menos que o embalado e é muito superior em qualidade. O bom chá pode ser identificado pela tonalidade a cor da folha deve ser uniforme, podendo variar do prateado ao verde escuro.
Quem não pode beber chá verde?
Como qualquer produto que tenha seus méritos, o chá verde também pode ter um efeito negativo no corpo. Eu recomendaria evitar beber chá verde para pessoas que são hipersensíveis à cafeína e aquelas que são propensas a insônia.
Também não é recomendado beber chá verde para pacientes com úlcera péptica, alterações erosivas no trato gastrointestinal, gastrite, doenças do sistema excretor, especialmente durante uma exacerbação.
Deficiência de ferro (os taninos interferem na absorção normal do ferro dos alimentos), bem como com gota e glaucoma. Vale a pena limitar o uso de chá verde (não mais do que uma ou duas xícaras por dia) para mulheres grávidas e lactantes.
Quanto às crianças, como o chá verde contém cafeína, vale a pena limitar o consumo de chá a uma, no máximo, duas xícaras por dia.
Contra indicações do chá verde:
O consumo excessivo de chá verde devido ao seu alto teor de catequinas pode levar a doenças do fígado. A ingestão diária de catequinas é de 500 mg.
Muitos produtos para emagrecer são baseados em extrato de chá verde e contêm mais de 700 mg de catequinas em uma única dose, o que é um perigo para a saúde.
Além disso, o consumo excessivo de chá verde pode causar complicações renais (o chá verde contém purinas e seus derivados).
Além disso, como o chá verde complica um pouco o processo de excreção de ácido úrico do corpo, ele é contra-indicado para pessoas que sofrem de artrite reumatóide e gota, bem como para várias doenças renais e da vesícula biliar.
O site Dicas de Saúde Online agradece sua preferência por nossos conteúdos, e estaremos sempre aqui, procurando informar da forma correta e prática, aproveite nossas dicas e siga uma vida saudável.
Referências:
https://style.rbc.ru/health/5f398a5b9a79477681abc25b
Deixe um comentário