Os 7 Benefícios do Ovo Para Saúde!
Os benefícios do ovo são muito importantes, pois, o ovo é um produto do qual ninguém pode dizer que não gosta. Tanto os adultos como as crianças adoram comer omeletes de manhã ou preferem comê-los cozidos.
Um ovo é um produto criado pela natureza e, portanto, surgem controvérsias sobre sua utilidade e danos. É sabido que os ovos carregam muitas substâncias necessárias para o bom funcionamento do corpo.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional do ovo:
Um ovo de galinha você encontra uma lista completa de vitaminas, micro e macroelementos, aminoácidos necessários ao organismo.
Eles contêm: potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, ferro, zinco, enxofre, cloro, iodo, cobre, manganês, boro, cobalto e molibdênio.
Entre as vitaminas neles, destacam-se as vitaminas do grupo B, assim como as vitaminas A, C, E, D, PP, H, K e outras.
Benefícios do ovo:
Proteger o sistema cardiovascular:
Muitos estudos mostraram uma ligação interessante entre comer ovos de galinha e doenças cardíacas. Se você inclui ovos regularmente em sua dieta esportiva, não precisa ter medo de problemas cardíacos causados pelo colesterol.
Além disso, uma proteína enzimática única encontrada nas gemas dos ovos evita a formação de coágulos sanguíneos dentro dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de ataques cardíacos.
Ajudar no funcionamento do sistema nervoso:
Os ovos são uma das melhores fontes de colina (um ovo de galinha contém 30% da necessidade diária). A concentração máxima dessa substância benéfica está na gema. A colina é essencial para o sistema nervoso e melhora a memória.
Desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro, é essencial para manter a função hepática normal e previne possíveis processos inflamatórios no corpo.
Melhorar a visão:
A gema de ovo contém uma substância chamada luteína, que desempenha um grande papel na fisiologia da visão. A luteína ajuda a aumentar a acuidade visual e evita danos à retina com a idade ou devido a influências ambientais adversas.
O espinafre e outros vegetais verdes são possivelmente mais ricos em luteína, mas o componente encontrado no ovo é mais benéfico para nós, porque é mais bem absorvido pelo corpo.
As substâncias que contêm evitam a formação de cataratas, protegem o nervo óptico e neutralizam os efeitos nocivos do meio ambiente.
Fortalecer os ossos:
Os ovos são uma das poucas fontes naturais de vitamina D, que é um alicerce para os nossos ossos. Apenas um deles é 10% do valor diário de vitamina D.
Prevenir o câncer:
A colina contida na gema também é um bom agente profilático contra a formação de tumores cancerígenos, principalmente de mama.
Os oncologistas recomendam que as mulheres consumam 2 a 3 ovos por dia. Também remove os venenos do corpo.
Beneficiar a gravidez e pós parto:
O ácido fólico é conhecido por todas as mulheres, pois costuma ser recomendado no planejamento de um bebê, durante a gravidez e após o parto.
A vitamina B9 (ácido fólico) é encontrada nos ovos e contribui para a saúde da criança. De acordo com a Universidade da Califórnia, o ácido fólico melhora a qualidade do esperma nos homens.
Ajudar na perder peso:
Segundo estudos práticos de nutricionistas europeus, as pessoas que comem um ovo no café da manhã perdem 60% mais peso durante a prática de esportes durante o dia.
Do que aquelas que começam o dia apenas com sanduíches ou pãezinhos, e isso com a mesma quantidade de calorias com os ovos.
A proteína de alta qualidade que eles contêm inibe o apetite. Além disso, a clara do ovo é muito facilmente absorvida pelo organismo.
Graças ao qual ajuda perfeitamente na regeneração e recuperação dos músculos, após uma carga de força no ginásio, treino na piscina ou corrida ao ar livre.
Como escolher os ovos certos:
Ao escolher os ovos, examine sua aparência. Ovos de boa qualidade não têm rachaduras, sujeira (penas e fezes) e cascas deformadas.
Normalmente, cada ovo (galinha) é rotulado com a categoria de ovos e o prazo de validade. Se a letra “D” for indicada, significa que o ovo é dietético e deve ser armazenado por no máximo sete dias.
A “C” pode ser utilizada no prazo de 25 dias a partir da data de produção. Sacuda o ovo, se ouvir um gorgolejo, o ovo está estragado. Se o ovo for muito leve, provavelmente está seco ou podre.
Você pode ter certeza de que os ovos são frescos em casa com água e sal. Se o ovo flutuar em uma solução salgada, o produto está estragado.
O ovo têm vida útil?
A recomendação padrão do fabricante é consumir ovos em até 7 dias. Devido ao armazenamento à temperatura ambiente, os ovos permanecerão frescos por várias semanas quando refrigerados. Após este período, os ovos podem apodrecer especialmente se houver uma casca fina.
Contra indicações do ovo:
Os ovos tornam-se prejudiciais quando consumidos em grandes quantidades e sem tratamento térmico. Quando abusados (mais de 2 ovos de galinha por dia), eles aumentam o nível de colesterol “ruim”.
Comer ovo cru (exceto ovos de codorna) aumenta o risco de contrair salmonela no produto. Como resultado, pode ocorrer desidratação ou insuficiência renal. Portanto, os médicos recomendam comer ovos cozidos.
O site Dicas de Saúde Online agradece sua preferência por nossos conteúdos, e estaremos sempre aqui, procurando informar da forma correta e prática, aproveite nossas dicas e siga uma vida saudável.
Referências:
https://sekreti-domovodstva.ru/yajca-i-ix-vliyanie-na-organizm-cheloveka.html
https://www.kp.ru/putevoditel/eda/yajtsa/