Os 11 Benefícios do Palmito Para Saúde!
O palmito (também conhecido como palmito) é um alimento vegetal elogiado por sua saciedade e ingestão calórica limitada, embora sua participação na mesa italiana ainda seja pequena. É obtido do interior do tronco de certas plantas, como coco, açaí, babaçu, juçara e chontaduro. A produção de palmito envolve principalmente países da América do Sul, principalmente Brasil e Equador. Principalmente para as plantas com mais de 15 anos: o “caroço” é processado por um longo tempo, e então sal e limão são adicionados à água e fervidos. Em seguida, armazene-o em uma jarra pronta para uso.
Conteúdo:
Qual é a origem do palmito:
O palmito é o alimento obtido a partir do “caroço” da palma. É um cilindro de branco com uma camada interior de fibras enroladas, que tem suavidade e um certo grau de suavidade.
Usando este cilindro, pode-se fazer um palmito cortando, fatiando, cozinhando e conservando em água salgada, e depois comê-lo frio para servir com saladas ou cozinhe em várias receitas.
Valor nutricional do Palmito:
As qualidades nutricionais do palmito são inúmeras. Do ponto de vista das vitaminas, a presença de ácido fólico é de grande importância para a produção de glóbulos vermelhos e a prevenção da anemia, embora o teor de vitamina A e vitamina C também possa beneficiar quem consome esse alimento. O palmito tem baixo teor de gordura, principalmente à base de carboidratos e, em menor grau, proteína, enquanto a ingestão calórica é restrita: 115 calorias por 100 gramas de palmito.
Tipo de palmitos:
A seguir estão os palmitos mais famosos:
- Palmito-pupunha: Planta mais comum e duradoura do mercado, pode ser semeada e replantada em pouco tempo, sem que a palma da mão morra no corte. É ardente, tem núcleo macio, sabor suave e baixo teor calórico. Normalmente não escurece porque não contém antioxidantes, por isso é muito adequado para saladas e pratos que vivem de palmito.
- Palmito-juçara: Existe o perigo de extinção devido à exploração excessiva e ilegal. A palmeira juçara é nativa da Mata Atlântica. Em geral, é mais vistoso e carnudo do que outros palmitos. Para a produção do palmito juçara, foi colhida apenas 10% da palma, que morreu no corte. O replantio dessa palmeira leva cerca de dez anos para se tornar uma planta adulta.
- Palmito-açaí: alternativa consumível ao invés de palmito-juçara. Palmito-açaí é macio e suculento, semelhante ao juçara. É nativa da Mata Atlântica e começou a se tornar mais evidente no mercado à medida que a juçara estava ameaçada de extinção. A extração do palmito-açaí é menos prejudicial que a extração do juçara, pois cada grupo de açaizeiro possui de 4 a 5 hastes, contribuindo assim para a extração alternada entre as palmas. É um tipo de palmito muito presente no mercado.
- Palmito real: sabor leve e delicado, a palma da palmeira real é menos comum, mas é um produto de consistência macia, de cor branca e de sabor delicado, entre o doce e o amargo. Originário da Austrália, se adaptou bem ao solo e ao clima do Brasil. A palmeira real costumava ser usada para fins ornamentais, mas seu palmito foi descoberto mais tarde.
- Palmito-guariroba: palmito exótico, muito particular, sabor amargo e pouco conhecido. Este palmito tem uma consistência compacta e é bom cozinhá-lo bem antes de consumir.
Melhorar a fertilidade:
As mulheres que desejam aumentar a fertilidade podem depositar suas esperanças na palma das mãos, pois isso pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode fornecer até 400 mg de ácido fólico sintético, que pode ser considerado um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.
cicatrização de feridas:
O palmito é rico em zinco, mineral com propriedades cicatrizantes que auxilia na renovação celular e, portanto, na cicatrização de feridas.
Fortalecer o sistema imunológico:
O palmito fornece vitamina C, que pode prevenir resfriados, gripes e infecções.
Contribuem para o funcionamento normal do sistema digestivo:
Devido à fibra contida na palma, seu coração contribui para a saúde do sistema digestivo.
Melhore o humor:
O palmito é rico em vitamina B6, que tem a função de produzir hemoglobina, promover a formação do sangue e melhorar o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Este complexo de vitamina B e serotonina contido no palmito ajuda a melhorar o humor e reduzir os efeitos da depressão e distúrbios neurológicos.
Ajuda a Controlar o peso:
A palma é muito baixa em calorias e contém gordura que ajuda a manter a saciedade, por isso há uma grande demanda por dietas para emagrecer.
Beneficia a saúde e a disposição do nosso corpo:
Fonte do ácido fólico, a palma ajuda a prevenir a anemia, ajuda a função cardiovascular e ajuda o corpo a funcionar normalmente.
Ajuda os músculos:
Para quem quer otimizar a síntese proteica, é interessante que o palmito seja fonte de zinco, um importante mineral que pode auxiliar no metabolismo das proteínas, nutriente básico para a nutrição muscular. A proteína dos alimentos e suplementos dietéticos é necessária para o anabolismo. O coração pode promover o crescimento da proteína, porque o coração também pode fornecer 1,8 gramas de proteína.
Estimule o exercício físico:
A riboflavina está concentrada na palma da mão, o que pode promover a produção de glóbulos vermelhos, fortalecer o corpo e melhorar o condicionamento físico.
Ótima prevenção e tratamento do diabetes:
A fibra que compõe a palma pode promover a prevenção do diabetes e tem outras propriedades. Para pessoas com diabetes, é uma boa opção alimentar.
Ajude a equilibrar a pressão arterial:
O palmito contém potássio, que é um mineral que promove a saúde cardíaca, ajuda a controlar a pressão arterial e regula o ritmo cardíaco.