Os 6 Benefícios do Pêssego Para Saúde!
Os benefícios do pêssego são muito importantes, pois, o pêssego é uma fruta com polpa delicada, que se acredita ser nativa da China. Possui caroço no meio da fruta, como a cereja, damasco, ameixa e nectarina.
É uma das frutas mais saborosas e saudáveis do verão. Rico em vitaminas A e C, eles aumentam a imunidade, melhoram a condição da pele e aguçam a visão. E o cálcio, que faz parte dessas frutas, fortalece os cabelos e as unhas.
Para manter a saúde e rejuvenescer o corpo, recomenda-se o consumo diário de pêssego, cujos benefícios e malefícios são descritos detalhadamente em nosso artigo.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional do pêssego:
A polpa da fruta contém: ácidos orgânicos, ácido ascórbico, vitaminas B, substâncias pectínicas, caroteno, minerais – potássio, fósforo, ferro, manganês, cobre, selênio, magnésio, zinco.
Devido à grande quantidade de vitaminas nos pêssegos, sua ingestão é recomendada para a prevenção de resfriados e deficiência de vitaminas. Um pêssego fornece ¾ do valor diário de vitamina C.
História do pêssego:
A história do conhecimento de pessoas com um pêssego selvagem começou há 4 mil anos na distante China.
Cultivando e cuidando dessas árvores maravilhosas, os chineses domesticaram o pêssego, e já nesta forma ele se espalhou pela Índia, Irã e muitos países asiáticos.
Graças a Alexandre o Grande, a cultura do pêssego chegou aos países do sul da Europa e, mais tarde, à Europa Central.
Mas, o melhor de tudo, os pessegueiros crescem em países de clima tropical, que são os maiores exportadores do mundo – China, Índia, Itália, Grécia.
Os pessegueiros pertencem à família rosa, assim como as cerejas, ameixas e damascos. O fruto desta árvore é redondo, com pele aveludada, atraente, aromático, refrescante, muito suculento e saboroso.
Os sábios acreditavam que os pêssegos são capazes de dar juventude e prolongar a vida de uma pessoa. E por um bom motivo! Os cientistas provaram que existem enormes benefícios ocultos por trás da bela aparência da fruta.
Benefícios do pêssego:
Ajudar a emagrecer:
Conteúdo calórico da fruta: apenas 46 kcal por 100 g. Apesar de sua doçura e presença de carboidratos, costuma ser incluído nas dietas.
As fibras do pêlo, da casca e da polpa da fruta contêm fibras, que estimulam o trabalho ativo do intestino: o metabolismo acelera, o peristaltismo melhora. Portanto, o pêssego é útil para constipação frequente.
Rejuvenescer o corpo:
Descobriu-se que a habilidade mágica do pêssego de rejuvenescer o corpo é inerente ao conteúdo de pró-vitamina – caroteno neles.
Além disso, as frutas aromáticas e aveludadas são tão ricas em minerais, oligoelementos e vitaminas que podem não só dar juventude, mas também curar o corpo.
Beneficiar o sistema nervoso:
O teor de ferro no pêssego é 4-6 vezes maior do que em maçãs e peras, o que contribui para a saúde do cérebro e ajuda a equilibrar o metabolismo.
As vitaminas B e o fósforo presentes nas frutas normalizam o funcionamento do sistema nervoso e dos vasos cerebrais.
Fortalecer o sistema imunológico:
A vitamina C, encontrada na fruta em abundância, ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo e a evitar resfriados.
Melhorar o funcionamento do pulmão:
O pêssego é uma fruta quente rica em nutrientes que têm um efeito único no tratamento de doenças pulmonares. Por esse recurso, eles são chamados de “o fruto dos pulmões”.
Os pêssegos presentes na dieta alimentar no tratamento de bronquite crônica, bronquiectasia, fibrose pulmonar, atelectasia, silicose, tuberculose, tonificam e hidratam os pulmões, o que ajuda a acelerar o processo de cicatrização.
Fortalecer unhas e cabelos:
Para as mulheres, a vitamina E e o caroteno contidos no pêssego são de valor significativo. A vitamina E, como um poderoso antioxidante, ajuda a manter a beleza e a saúde do cabelo, unhas e pele.
Contra indicações do pêssego:
Grandes quantidades de frutas açucaradas podem ser prejudiciais aos diabéticos, pois as frutas são ricas em açúcares naturais. Além disso, pêssego é contraindicados para quem tem uma reação alérgica à frutose.
É importante observar a medida ao consumir pêssegos: os benefícios e malefícios à saúde do corpo podem ser iguais.
Os idosos, assim como os de dieta alimentar, devem comer frutas em pequenas porções, de preferência pela manhã, para não sobrecarregar o aparelho digestivo.
Referências:
https://vsadu.ru/post/persiki-polza-vred-dlya-zdorovya-sostav.html
https://www.oum.ru/yoga/pravilnoe-pitanie/polza-persikov/