Os 8 Benefícios do Vinagre de Maçã Para Saúde!
Os benefícios do vinagre de maçã são muito importantes, pois, o vinagre de maçã é um ácido formado durante a fermentação do suco de maçã.
No primeiro estágio, forma-se a cidra vinho de maçã, e no segundo estágio, as bactérias do vinagre de maçã interagem com o oxigênio e oxidam a bebida, formando o vinagre.
Ele apareceu pela primeira vez por acidente, quando o ar entrou em uma garrafa de vinho. Devido às dificuldades de higiene e à falta de água doce fervida, o vinagre passou a ser utilizado como meio de desinfecção e lavagem.
O cheiro de vinagre desapareceu rapidamente e a pele clareou. Lesões de pele e feridas foram esfregadas com vinagre para prevenir infecções.
Então, hoje o site Dicas de Saúde Online vai te ensinar todos os benefícios que você pode aproveitar de uma alimentação saudável, apresentando frutas, legumes, vegetais e etc, que vão te dar uma carga de vitaminas e minerais.
Conteúdo:
Valor nutricional do vinagre de maçã:
Contém minerais: ferro, cálcio, magnésio, fósforo, flúor, silício, além das vitaminas B, E, C necessárias ao organismo.A quantidade de substâncias valiosas pode variar, dependendo da matéria-prima.
O vinagre de maçã e frutas é muito útil. Contém mais de 20 oligoelementos e minerais essenciais, ácidos orgânicos acético, propino, cítrico e láctico, pectina, enzimas e aminoácidos, várias vitaminas A, B1, B2, B6, C, E , P.
História do vinagre de maçã:
A humanidade conhece os benefícios do vinagre há muito tempo. Está comprovado que o vinagre começou a ser produzido no antigo Egito, Assíria e Babilônia, sendo considerado um remédio curativo para muitas doenças.
O primeiro vinagre de maçã foi supostamente feito de vinho. A garrafa de vinho aberta foi guardada por duas a três semanas, após o que o vinho foi transformado em vinagre.
Um produto útil do vinho fermentado era usado para conservar alimentos, marinar carnes, matar a sede e como tempero de pratos.
Na antiguidade, o vinagre era considerado um remédio era administrado a crianças, diluído em água e adoçado com mel para compensar a falta de vitaminas, usado como anti-séptico para tratar úlceras e feridas, e enxugava pacientes com ele em altas temperaturas.
O produto tornou-se popular e os enólogos começaram a fermentar o vinho propositadamente, e tanto o vinho tinto como o branco, assim como o Madeira, o Porto, o xerez e até o álcool e o mosto de malte eram adequados para a sua preparação.
Aprendemos a fazer vinagre com frutas e matérias-primas de frutas silvestres há vinagres de maçã, tâmaras, framboesa, bétula, pão e arroz.
Além disso, plantas aromáticas ou extratos delas foram adicionadas ao vinagre preparado com base em várias matérias-primas, que aumentaram os benefícios curativos do vinagre e lhe deram um aroma e sabor agradáveis.
Benefícios do vinagre de maçã:
Os grandes benefícios do vinagre de maçã para o corpo são explicados justamente por sua composição única, que inclui as mesmas substâncias valiosas que as maçãs, mas de forma concentrada.
O produto é rico em ácido ascórbico, vitaminas E, A, grupo B, além de macro e microelementos – sódio, fósforo, ferro, cálcio, cobre. Quando usado corretamente, permite que você cure o corpo e tem muitos efeitos benéficos:
- Melhora o metabolismo;
- Tem um efeito benéfico no sistema imunológico;
- Normaliza o funcionamento do aparelho digestivo;
- Ajuda a baixar a pressão arterial na hipertensão;
- Normaliza os níveis de açúcar e colesterol;
- Remove escórias;
- Previne processos de envelhecimento;
- Melhora a condição do cabelo, das unhas, da pele.
Quem não pode usar vinagre de maçã:
Para minimizar o dano potencial ao vinagre de maçã, você deve verificar com seu médico antes de tomá-lo. Isso deve ser feito, pois o produto é contra-indicado em muitas doenças:
- insuficiência hepática;
- patologias do pâncreas;
- gastrite;
- cistite aguda;
- úlcera péptica;
- hepatite.
Também é indesejável usá-lo durante a lactação, durante a gravidez, intolerância individual, na infância. Se usado incorretamente, o produto pode causar náuseas, danificar o esmalte dos dentes e eliminar o potássio do corpo.
Vinagre de maçã na culinária:
O vinagre de maçã também é usado na culinária. É usado como um substituto mais suave do vinagre de comida normal. O vinagre de maçã natural pode ser adicionado a molhos caseiros e molhos para salada no lugar do suco de limão.
Ao assar pão caseiro sem amassar a farinha de trigo integral você pode adicionar. Acredita-se que o vinagre de maçã enriquece a farinha com substâncias úteis, neutraliza o ácido fítico prejudicial.
Para ferver o feijão deixe-os de molho durante a noite em água fria com uma colher de vinagre de maçã natural. Ao ferver o feijão, adicione o vinagre à água também.
Acredita-se que o vinagre amolece a casca do feijão e facilita sua digestão no trato gastrointestinal, reduzindo a quantidade de gases produzidos durante a digestão.
Para um arroz fervido mais quebradiço, adicione 1 colher de chá de vinagre de cidra natural de maçã à água.
O vinagre de maçã natural não é recomendado para conservas caseiras devido à acidez insuficiente.
Contra indicações do vinagre de maçã:
O vinagre de maçã é um ácido, por isso deve ser usado tanto interna quanto externamente apenas na forma diluída.
Uma concentração particularmente alta de vinagre de fábrica (até 9%), o vinagre caseiro não afeta tão agressivamente as membranas mucosas e requer menos diluição.
É necessário eliminar completamente o vinagre de maçã em caso de úlcera péptica, gastrite, colite de estômago e intestinos, já que a mucosa danificada é suscetível a inflamação.
Também é necessário minimizar o uso de vinagre em alimentos para hepatite, nefrite e cirrose hepática. Não dê crianças com menos de três anos de idade
O site Dicas de Saúde Online agradece sua preferência por nossos conteúdos, e estaremos sempre aqui, procurando informar da forma correta e prática, aproveite nossas dicas e siga uma vida saudável.
Referências:
https://www.kp.ru/putevoditel/eda/uksus/yablochnyj/
https://elementaree.ru/blog/science/yablochnyj-uksus-polza-ili-vred-dlya-organizma/