Cegueira noturna: o que é, causas, sintomas e como prevenir
A cegueira noturna, também chamada de nictalopia é a falha do olho em se adaptar prontamente da luz à escuridão, caracterizada por uma capacidade reduzida de enxergar com pouca luz ou à noite.
Além disso, ela ocorre como um sintoma de várias doenças retinais congênitas e hereditárias ou como resultado da deficiência de vitamina A. No entanto, esta condição pode ser congênita com ou sem miopia, isso porque ocorre como um traço hereditário dominante, recessivo ou ligado ao sexo e geralmente permanece estável ao longo da vida.
A cegueira noturna que se desenvolve durante a infância ou adolescência pode ser um sinal precoce deretinite pigmentos , um distúrbio hereditário no qual a deterioração contínua da visão e principalmente por causa da destruição das células dos bastonetes (receptores visuais que permitem a visão na penumbra) geralmente leva a um comprometimento visual significativo.
Conteúdo:
O que é cegueira noturna:
A cegueira noturna (nictalopia) é a incapacidade de enxergar bem à noite ou com pouca luz, como em um restaurante ou cinema. Além disso, esta doença esta frequentemente, associado à incapacidade de se adaptar rapidamente de um ambiente bem iluminado a um mal iluminado.
Não é uma doença em si, mas sim um sintoma de um problema ocular subjacente, geralmente um problema de retina. É comum que pessoas com míopes tenham algumas dificuldades com a visão noturna, mas isso não é devido a doenças da retina, mas sim a problemas ópticos.
Causas da cegueira noturna:
Além disso, a cegueira noturna tem muitas causas possíveis, incluindo:
- Miopia.
- Medicamentos para glaucoma que atuam contraindo a pupila.
- Cataratas.
- Retinite pigmentosa.
- Deficiência de vitamina A, especialmente em indivíduos submetidos à cirurgia de redução do intestino.
- Diabetes.
N o entanto, para determinar o que está causando sua cegueira noturna, um oftalmologista fará um exame oftalmológico completo e poderá solicitar testes ou exames especializados.
Sintomas da cegueira noturna:
Aqui estão alguns sinais e sintomas da cegueira noturna:
- Problemas anormais de adaptação ao escuro enquanto dirige à noite.
- Visão embaçada ao dirigir no escuro.
- Dificuldade em enxergar em lugares com pouca iluminação, como sua casa ou um cinema.
- Estrabismo excessivo à noite.
- Problemas para ajustar de áreas claras para áreas mais escuras.
Como prevenir a cegueira noturna:
Você não pode evitar predisposições genéticas, mas pode controlar seu estilo de vida. Tente o seguinte para possivelmente prevenir a cegueira noturna:
- Coma alimentos que contenham vitamina A. Algumas sugestões incluem: cenouras, melões, abóbora, espinafre, leite e ovos.
- Faça exames oftalmológicos regulares. Consulte um oftalmologista regularmente para que ele descubra com antecedência se você tem problemas com os olhos.
- Use óculos escuros. Os óculos de sol protegem os olhos do sol. Os raios ultravioleta aumentam o risco de catarata, degeneração macular e glaucoma.
Referencias:
- https://my.clevelandclinic.org/health/symptoms/10118-night-blindness-nyctalopia
- https://www.vsp.com/eyewear-wellness/ask-eye-doctor/night-blindness
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/324004
- https://my.clevelandclinic.org/health/symptoms/10118-night-blindness-nyctalopia
- https://www.britannica.com/science/night-blindness