Chá de erva-doce: o que é, para que serve, valor nutricional, benefícios, receita e efeitos colaterais
O chá de erva-doce é feito secando as sementes da planta do funcho e fervendo-as em água quente e costuma ser consumido após as refeições por seu aroma relaxante e qualidades aparentes para acalmar o estômago.
Além disso, esta bebida de cheiro forte tem um sabor de alcaçuz com notas ligeiramente amargas, mas na verdade não tem nada a ver com alcaçuz!
Na verdade, a planta do funcho está intimamente relacionada à família da cenoura.
Conteúdo:
O que é chá de erva doce:
A erva-doce é uma erva perene com flores amarelas e um sabor semelhante ao do alcaçuz. Além disso, a erva-doce é um ingrediente principal em bebidas alcoólicas, como absinto e pasta de dente.
Também é usado para adicionar sabor a muitos produtos alimentares diferentes. O funcho é cultivado por seus benefícios culinários e medicinais há séculos.
Para que serve o chá de erva-doce:
A planta de erva-doce é uma das plantas herbáceas mais utilizadas e, junto com o chá de erva-doce, tem sido usada como medicamento tradicional em todo o mundo.
Além disso, o chá de erva-doce pode ajudar na digestão saudável e tratar inchaço, gases ou cólicas, e também pode atuar como diurético.
De acordo com os fitoterapeutas, a semente de erva-doce é um auxílio eficaz para a digestão. Pode ajudar os músculos lisos do sistema gastrointestinal a relaxar e reduzir gases, distensão abdominal e cólicas estomacais.
Valor nutricional do chá de erva-doce
Uma colher de chá de sementes de erva-doce crua contém:
- Calorias: 7;
- Proteína: 0 gramas;
- Gordura: 0 gramas;
- Carboidratos: 1 grama;
- Fibra: 1 grama;
- Açúcar: 0 gramas;
- Vitamina C;
- Antioxidante;
- Vitamina A;
- Vitamina E;
- Cálcio;
- Potássio;
Benefícios do chá de erva doce para saúde:
Combater infecções
A erva-doce tem sido usada como um remédio à base de plantas para ajudar a curar vários tipos de infecções, incluindo casos bacterianos, fúngicas e virais.
Aumentar a produção de leite materno
Um dos usos mais populares do chá de erva-doce é ajudar as mães que amamentam a aumentar a quantidade, a qualidade e o fluxo de seu leite materno, substâncias que fazem isso são chamadas de galactagogos.
Pode ajudá-lo a relaxar
Beber qualquer chá de ervas dá a você tempo para sentar, relaxar e inalar os aromas calmantes, e o chá de erva-doce não é diferente.
Na verdade, o chá de erva-doce tem sido usado tradicionalmente para ajudar a aliviar sentimentos de estresse e ansiedade por séculos.
Alguns estudos também descobriram que a erva-doce é um agente ansiolítico e anti-estresse.
Pode ajudá-lo a dormir
Como o chá de erva-doce pode ajudá-lo a relaxar no final do dia e foi visto que o ajuda a relaxar fisicamente 10 , ele também pode ajudá-lo a dormir.
Sono e relaxamento andam de mãos dadas, então veja se a introdução do chá de erva-doce em sua rotina noturna pode ajudá-lo a se sentir bem, com sono e pronto para uma boa noite de sono.
Pode refrescar seu hálito
Antes que o enxaguatório bucal e a boa higiene dental em geral existissem, as pessoas usavam erva-doce para ajudar a refrescar o hálito.
Portanto, experimente tomar uma xícara após o café da manhã para ver se isso ajuda a combater aquele hálito de café temido.
Pode ajudar na digestão
A erva-doce tem sido associada a benefícios para a saúde digestiva por séculos e tem sido regularmente prescrita por fitoterapeutas tradicionais para ajudar a aliviar o inchaço, dores de estômago, flatulência excessiva e outros problemas digestivos.
Portanto, consumir chá de erva-doce quente pode ajudar a acalmar seu sistema digestivo e também pode ajudá-lo a relaxar em geral, o que geralmente ajuda a melhorar os problemas digestivos.
Aumenta seus níveis de antioxidantes
O chá de erva-doce é rico em um grupo de antioxidantes chamados flavonoides, que ajudam o corpo a lutar contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
Ajuda a mantê-lo hidratado
Manter-se hidratado é fundamental para a saúde geral e uma ou duas xícaras de chá de erva-doce por dia pode ajudá-lo a atingir esses objetivos de hidratação de uma forma saborosa e relaxante.
Receita de chá de erva doce:
Etapas:
- Esmague 1-2 colheres de chá de sementes de erva-doce em um pilão ou usando as costas de uma colher.
- Pegue uma panela coloque a água e coloque em fogo médio.
- Adicione as sementes de erva-doce esmagadas e cozinha por 5 minutos.
- Coe e sirva.
Efeitos colaterais do chá de erva-doce:
O chá de erva doce possui inúmeros benefícios para saúde porém ele também possui efeitos colaterais como dor no peito, náusea, vômito, urticária, irritação na pele e pele com coceira ou inchada.
Referencias:
- https://www.hollandandbarrett.com/the-health-hub/food-drink/drinks/tea/the-9-most-popular-health-benefits-of-fennel-tea/
- https://www.rxlist.com/consumer_fennel/drugs-condition.htm
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/319651#:~:text=Share%20on%20Pinterest%20Fennel%20tea%20may%20aid%20healthy%20digestion%2C%20and,%2C%20bloating%2C%20and%20stomach%20cramps.
- https://www.webmd.com/diet/health-benefits-fennel-tea#1