Selênio: o que é, para que serve, benefícios e deficiência
O selênio é um oligoelemento, este nutriente ajuda desempenhar um papel em muitos processos corporais, incluindo, reprodução, função da glândula tireoide, produção de DNA.
Além disso, ele também ajuda a proteger o corpo dos radicais livres, que são células instáveis que se movem pelo corpo e podem aumentar o risco de doenças, incluindo câncer
protegendo o corpo de infecções.
No entanto, este mineral essencial é encontrado no solo, na água e em alguns alimentos.
Conteúdo:
O que é selênio:
O selênio é um mineral que se encontra naturalmente no solo e também em certos alimentos.
Além disso, ele é um componente de enzimas antioxidantes, particularmente a glutationa redutase, é a chave para reparar os tecidos do corpo.
Isso porque ele aumenta as capacidades antioxidantes e a qualidade do fluxo sanguíneo, pode ajudar a aumentar a resistência contra doenças e efeitos do estresse.
Acredita-se que sua capacidade de combater o estresse oxidativo e a inflamação se devam aos diferentes tipos de proteína encontradas no selênio.
Para que serve selênio:
A função primária do selênio é atuar como antioxidante, o que significa que pode ajudar a proteger as células e tecidos do corpo dos danos causados pelos radicais livres.
Esses radicais livres são formados continuamente a partir de funções normais do corpo, como metabolismo e respostas do sistema imunológico, ou atividades de estilo de vida, como fumar e consumo de álcool.
Se o corpo é deficiente em antioxidante como o selênio por longos períodos, esses radicais livres podem se acumular e causar danos progressivos às células e tecidos.
Este mineral também está envolvido com outras funções de proteção do corpo, como reparo de DNA e morte celular programada (apoptose).
Além disso, ele auxilia no reparo do DNA , ajudando a aumentar a atividade das enzimas de reparo do DNA, que podem prevenir danos celulares fatais e potenciais mutações.
Alimentos ricos em selênio:
Além disso, muitos grãos integrais e laticínios, incluindo leite e iogurte, são boas fontes de selênio.
Assim também como a carne de porco, carne bovina, peru, frango, peixe, marisco e ovos.
Outros alimentos ricos em selênio incluem:
- Feijão cozido;
- Arroz integral;
- Queijo cottage;
- Macarrão enriquecido;
- Fígado de boi;
- Camarão;
- Presunto assado;
- Sardinhas;
- Atum.
Benefícios do selênio para saúde:
Melhora a saúde cardiovascular:
Por causa de suas propriedades antioxidantes, há muito se levanta a hipótese de que o selênio pode prevenir doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.
Além disso, a suplementação de selênio aumenta a atividade antioxidante enzimática.
Prevenção do câncer:
O câncer é causado principalmente por danos ao DNA dentro das células que resultam em mutações genéticas.
Ao prevenir o dano ao DNA, auxiliando no reparo do DNA e auxiliando na apoptose, o selênio pode ajudar a prevenir e retardar a propagação do câncer.
Os benefícios do selênio foram relatados em vários tipos de câncer, incluindo câncer colo retal, de próstata, de pulmão, de bexiga, de pele, de esôfago, de ovário e de estômago.
Reduz o risco de doenças cardíacas:
Além disso, este mineral é protetor contra doenças cardíacas principalmente devido aos seus efeitos antioxidantes, que podem proteger o coração e os vasos sanguíneos da inflamação, danos e disfunções.
Reduz o risco de doenças da tireoide:
A glândula tireoide é vital para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento normais.
O selênio está mais concentrado na tireoide do que em qualquer outro órgão do corpo e foi encontrada uma associação entre níveis saudáveis de selênio e menor risco de danos à tireoide, especialmente em mulheres.
Melhora a fertilidade:
O selênio é vital para o metabolismo de certos hormônios sexuais, como a testosterona, e na produção de espermatozoides saudáveis e folículos ovarianos.
Além disso, ele também ajuda a proteger os órgãos reprodutivos contra a inflamação e os danos causados pela oxidação.
Deficiência de selênio:
A deficiência de selênio também desempenha um papel nas doenças mio degenerativas, como a fraqueza muscular, o estado de baixo selênio foi associado a humor deprimido, ansiedade e confusão.
Referencias:
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/foods-with-selenium#summary
- https://www.verywellfit.com/selenium-requirements-and-dietary-sources-2507037
- https://www.wellnessworkdays.com/post/selenium-trace-mineral-with-big-benefits
- https://draxe.com/nutrition/selenium-benefits/
- https://www.tonichealth.co/blogs/news/the-7-benefits-of-selenium
- https://www.webmd.com/a-to-z-guides/supplement-guide-selenium
- https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1003/selenium