A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é uma planta tropical perene pertencente à família Gramineae. A altura da planta pode chegar a 5 metros e o diâmetro pode chegar a 30 cm. O clima ideal para o crescimento das plantas é quente e úmido, com temperaturas superiores a 20 graus. Portanto, a cana-de-açúcar é cultivada principalmente em países tropicais. Os principais países produtores de cana-de-açúcar são Brasil, Índia, China, Tailândia, Paquistão e México. Na Itália, a única área onde esta planta pode ser cultivada é na Sicília. Na verdade, além do clima, o solo em algumas áreas é adequado para o cultivo.
Conteúdo:
O que é cana de açúcar?
É uma planta gramínea, pertencente à planta gramínea Cana-de-çúcar (Saccharum officinarum). Existem 36 variedades. Ele veio originalmente de Papua Nova Guiné e agora se tornou parte de mais da metade da produção agrícola mundial, incluindo a Ásia e as Américas, especialmente no Caribe. É uma semente plantada em Colombo e espalhada por todo o mundo. Nesses locais costumam ser encontrados vendedores ambulantes, que espremem o suco na hora, espremendo o barril entre dois rolos de ferro. Mas, para quem não está acostumado, os riscos para a saúde são altos, e o suco extraído nessas condições pode estar infectado com muitas doenças.
Quais são os Valores Nutricionais do caldo da cana?
O suco contém cerca de 15% de açúcares naturais e é rico em cálcio, cromo, cobalto, caldo de cobre da cana, magnésio, manganês, potássio e zinco. Ele também contém ferro e vitaminas A, C e grupos B (B1, B2, B3, B5 e B6), bem como altas concentrações de antioxidantes, proteínas, fibras solúveis e fito nutrientes. Todos esses nutrientes trabalham juntos para manter uma boa saúde.
Em média, cerca de 240 mililitros de caldo de cana (sem aditivos) podem fornecer cerca de 180 calorias. Cada suco cru contém um total de 13 gramas de fibra alimentar solúvel, que é essencial para o corpo desempenhar muitas funções fisiológicas.
O açúcar natural tem um baixo índice glicêmico, portanto, mesmo os pacientes com diabetes tipo 2 podem consumi-lo com moderação (após consultar um médico).
Super antioxidante:
A cana-de-açúcar é uma planta tropical: devido ao seu alto conteúdo antioxidante, tem um efeito positivo na eliminação dos radicais livres. Estudos descobriram que ela tem um efeito positivo nas doenças do fígado e na icterícia, além de prevenir a radiação.
Boca e ossos saudáveis:
Fortalece o esmalte dos dentes, previne a cárie dentária e elimina o mau hálito. É formado a partir dos minerais presentes nos ingredientes das bebidas, necessários para a adequada estrutura e desenvolvimento dos dentes e ossos.
Previne a dor de cabeça e fadiga:
O melaço preto é uma boa fonte de minerais e vitaminas, como vitamina B6 e ácido pantotênico. As deficiências dessas vitaminas podem causar dores de cabeça, asma, fadiga e estresse. Comer melaço ajuda a fornecer essas vitaminas e minerais essenciais e a manter a saúde geral.
Previne o mau hálito e a cárie dentária:
O mau hálito é a principal causa de constrangimento social. Se você tem cáries que causam mau hálito, o caldo de cana é um bom remédio caseiro. A cana-de-açúcar contém muitos minerais, como cálcio e fósforo, que podem ajudar a reconstruir o esmalte dos dentes. O fluxo constante de nutrientes pode prevenir a cárie dentária e fortalecer os dentes. Além disso, o mau hálito é outro sintoma da desnutrição, e o caldo da cana ajuda a combater o mau hálito.
Cheio de energia:
Fornece glicose ao corpo humano, que é queimada pelos músculos para fornecer energia natural ao corpo humano. Também possui propriedades hidratantes e é muito útil na prática de esportes.
colesterol:
Uma variedade de ingredientes saudáveis encontrados em sucos de frutas podem ajudar o corpo a controlar os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.
fonte de energia:
O açúcar é uma importante fonte de energia instantânea. Assim que o açúcar for absorvido pelo corpo, ele será convertido em glicose em pouco tempo, que é a forma mais simples de açúcar. A glicose é absorvida pelas células humanas e usada como energia.
Se tem um dia muito cansativo e não tem energia para preparar comida, só consegue 1 cubo de açúcar.
Previna cólicas menstruais:
É uma boa fonte de ferro e é muito eficaz para mulheres menstruadas que correm o risco de ter uma alta deficiência de ferro devido à perda de sangue. Em comparação com outras fontes de gordura (como carne vermelha magra com muito poucas calorias), é a melhor escolha para adicionar ferro ao corpo. O ferro pode prevenir várias doenças, como a menorragia, que pode causar fluxo sanguíneo excessivo por muito tempo quando a menstruação é prolongada. Minerais como magnésio e cálcio ajudam a prevenir a coagulação do sangue, aliviar as cólicas menstruais e manter a saúde dos músculos uterinos. É uma alternativa saudável a outros medicamentos para o desconforto menstrual e pode ter alguns efeitos colaterais.
analgésico:
Esta propriedade foi encontrada em extratos de folhas frescas, mas testada apenas em ratos. Para qualquer confirmação, novas pesquisas devem ser aguardadas.
glicose:
Vários estudos científicos mostraram que os polifenóis são um tipo de composto nutriente para plantas com propriedades antioxidantes e alto teor. Eles são consumidos com outros nutrientes presentes nas plantas, o que reduzirá a absorção de açúcar no sangue. Dessa forma, o baixo índice glicêmico é mantido.
Contraindicações:
Como fonte de sacarose, o açúcar pode aumentar o índice glicêmico, portanto, geralmente é um dos alimentos menos recomendados para pessoas com diabetes e obesidade. O teor médio diário de açúcar recomendado pelos nutricionistas é de cerca de 90 gramas. Considerando que o açúcar já existe em muitos alimentos (principalmente frutas), é recomendável usá-lo corretamente e limitar seu uso.
Deixe um comentário